Benavente a Ler PROGRAMA





Benavente a Ler é um programa de promoção, mediação e animação do livro e da leitura que integra, primordialmente, três projetos distintos:

Histórias em Família | para as famílias 
Histórias entre Amigos | dedicado às escolas
Histórias para Todos | direcionado a todas as faixas etárias


Histórias em Família  
Projeto de continuidade para famílias, cujas idades das crianças variam entre os 0 e os 12 anos. As Histórias em Família visam, através de ações de promoção, animação e mediação do livro e da leitura, provocar encontros entre pares/familiares, num espaço e tempo de partilha, amor, imaginação e fruidor de prazer. Envolve as famílias a partir de uma premissa de afeto, que pretende construir o conceito de  Família Biblioteca, uma família assídua, dedicada, participativa e que se sente envolvida na biblioteca.



Este projeto reparte-se em três grandes atividades:

1. HORA DO CONTO “Com pozinhos de perlim…pim…pim… no 2.º sábado de cada mês a história é assim…” | Iniciada em 2010, esta atividade de partilha de histórias, cantigas e brincadeiras, numa viagem pela tradição oral, pelos clássicos infantis e pelos contos de fadas. Destinada a pais e filhos, avós e netos valoriza o silêncio e a música das palavras e é promovida ao segundo sábado de cada mês entre outubro e junho.

2. MÚSICA PARA BEBÉS | Ouvir música contribui para o desenvolvimento dos bebés e das crianças. A harmonia dos sons estimula a audição e a fala, mas também o seu desenvolvimento intelectual, sensorial e motor. Esta atividade, para famílias com crianças até aos 36 meses, teve o seu início em 2014, e assume como grande objetivo reforçar/evidenciar que a música é tão básica como a linguagem para a existência e desenvolvimento. Para participar é necessário inscrição (12 bebés/sessão).

3. OFICINAS | espaço de expressões artísticas, engrandecendo o amor e o tempo útil em família.


Histórias entre Amigos 
Abraça um conjunto de atividades como horas do conto, ateliers de escrita criativa, oficinas de exploração literária, leituras itinerantes e cinelivro. 
Para mais informações consultar Folheto Serviço Educativo 2018/2019.


Histórias para Todos
Dedicado a toda a comunidade leitora envolve iniciativas como a feira do livro, encontros com escritores, workshops e ateliers de expressão artística, promovendo a ideia do livro enquanto partilha da palavra escrita e objeto artístico.

Comentários

Mensagens populares