5.º Prémio Nacional de Poesia NATÉRCIA FREIRE | 2018




Prémio Nacional de Poesia Natércia Freire entregue a “O despertar da Alegria”
José Fernandes de Matos, com o pseudónimo “Indomável Adamastor”, escreveu: “O Despertar da Alegria” e foi a escrita poética que mais cativou o júri deste Concurso literário dinamizado pela Câmara Municipal de Benavente, cujo prémio é atribuído bienalmente e consiste na edição em livro do trabalho vencedor.
O prémio será atribuído no dia 30 de Novembro, no cine-teatro de Benavente, pelas 21.30 horas. Na cerimónia, que contará com a presença do autor, está prevista a atuação de dois músicos: Vitor Feitor e Alessio  Vellotti.

Sobre o Autor:
José Fernandes de Matos, nasceu a 7 de Fevereiro de 1950, na freguesia de Prazins (Santo Tirso), no concelho de Guimarães, frequentou o Seminário da Ordem Carmelita em Braga até à conclusão do 7º ano, antigo 7º ano do liceu. Matriculou-se em 1970 na Faculdade de Filosofia de Braga. Não chegou a iniciar o curso em virtude de ter sido convocado para cumprir o serviço militar obrigatório. Foi mobilizado para Angola como Alferes Miliciano, onde permaneceu entre Janeiro de 1972 e Junho de 1974. (…)
Trabalhou entre 1975 e 1978 na Caixa de Previdência e Abono de Família do Distrito de Braga e em 1978 enveredou pelo ensino, tendo lecionado as disciplinas de Filosofia, Psicologia, Introdução à Política, Português e História e Geografia de Portugal.

Colaborou com vários jornais e revistas regionais com a publicação de poemas e outros textos.

Publicações:
José Fernandes de Matos já ganhou vários prémios literários, teve variadíssimas menções honrosas e outras distinções e já publicou:
2000 – “A Madrugada dos Sonhos”, (500 exemplares) – Junta de Freguesia de Fânzeres
2017 – “MAR, AMAR, IR E VOLTAR”, (500 exemplares) - Edição de autor
2018  - “O LIMIAR DO SONHO”, (300 exemplares) – Edição de autor


Sobre a poetisa de Benavente “Natércia Freire”
Natércia Freire, nasceu em Benavente em 1919 e faleceu em Lisboa em Dezembro de 2004.
Aos 18 anos publica o seu primeiro livro, “Castelos de Sonho”, começando a publicar regularmente a partir dessa altura.
Em 1964, ano em que publica “Liberta em Pedra”, recebe a “Medalle d´Or de Mérite National Français” e em 1966 o “Diplome D´Honneur” da Academie de Jeux Floraux de Loine-Ocean.
A actividade intelectual de Natércia Freire, para além da poesia, passou pela Direcção do Suplemento “Artes e Letras” do Diário de Notícias, que dirigiu durante 20 anos. (…)
  
#bibliotecasmunicipaisdebenavente#premiodepoesianaterciafreire #naterciafreire #benavente #literatura #livro #despertar #alegria #poesia #ribatejo #santarém #portugal #escritor #escritores #autores #novembro #biblioteca

Comentários

Mensagens populares