Dia Internacional de Comemoração em Memória das Vítimas do Holocausto | 27 de janeiro



❗DESAFIO À COMUNIDADE ESCOLAR ❗
Desafiamos toda a comunidade escolar a partilhar connosco a sua reflexão sobre o holocausto.
  • Podem fazê-lo através de um pequeno texto/frase, um desenho, uma música, um vídeo... o que entenderem. Aqui importa expressarem-se livremente sobre o assunto;
  • Este desafio pode ser realizado individualmente ou em grupo: com a vossa turma ou a vossa família;
  • Publiquem a vossa reflexão em comentário a esta publicação.
Partilhamos um trecho da mensagem de Audrey Azoulay (Diretora-Geral da UNESCO):
“Há setenta e seis anos, a 27 de janeiro, o exército soviético entrou em Auschwitz-Birkenau, e o mundo viu-se confrontado com aquilo que não queria ver. (…)
O Dia Internacional de Comemoração em Memória das Vítimas do Holocausto é um momento de luto por aqueles que desapareceram e de reflexão sobre as escolhas dos indivíduos e governos que permitiram que este genocídio acontecesse. É também um apelo à vigilância e à ação, para combater as causas profundas do ódio e evitar que sejam cometidas mais atrocidades no futuro.
A forma como recordamos e interpretamos o passado irá moldar o nosso futuro. A este respeito, a UNESCO está fortemente empenhada em sensibilizar para as causas e consequências do Holocausto, bem como em prevenir o antissemitismo na sua roupagem contemporânea. Só assim conseguiremos reforçar a resiliência de todos os povos face aos preconceitos e defender os princípios universais de justiça, diálogo e solidariedade (...).
Este aniversário recorda-nos uma vez mais como o Holocausto abalou para sempre os alicerces da nossa humanidade comum. (...)”
BOA REFLEXÃO!
Deixamos convosco leituras disponíveis nas nossas 
Bibliotecas Municipais de Benavente - BMB
.


Comentários

Mensagens populares