A biblioteca recomenda "O Feiticeiro de Oz" de L. Frank Baum

Resumo do clássico O Feiticeiro de Oz

        Capa O Feiticeiro de Oz, edição Relógio D'Água


Baum, L. F. (2008). O Feiticeiro de Oz. Lisboa: Relógio D'Água 

Era uma vez uma menina de seu nome Dorothy, que vivia com os seus tios e o seu cão Toto numa quinta, no Kansas. Certo dia, surgiu um enorme ciclone que levou a sua casa pelos ares, com a menina adormecida lá dentro. Quando Dorothy acordou já não estava na sua terra natal, mas no Reino de OZ e a sua casa tinha esborrachado a Bruxa Má do Este. Como sinal de gratidão, a Bruxa Boa do Norte deu-lhe uns sapatos mágicos prateados, mas o que a menina desejava era regressar à sua terra. Então a Bruxa Boa disse-lhe para ir ter com o Feiticeiro de Oz, que vivia na cidade das Esmeraldas. Para isso só tinha de seguir a estrada amarela. Pelo caminho a menina encontrou novos amigos que a acompanharam até à cidade verde: um espantalho que queria miolos para pensar; um homem de lata que queria um coração para voltar a amar; e um leão medroso que queria coragem para enfrentar os seus medos. Os amigos viveram mil e uma aventuras, enfrentaram perigos e derrotaram inimigos, entre eles a Bruxa Má do Oeste. Resta saber se conseguiram alcançar os seus desejos mais profundos…

________________________________

Porquê ler este clássico?

        O Feiticeiro de Oz é um clássico infantojuvenil, escrito por L. Frank Baum (Lyman Frank Baum) em 1900, cujas primeiras ilustrações são assinadas por W. W. Denslow (William Wallace Denslow) e fora publicado a 17 de maio do mesmo ano pela George M. Hill Company. Considerado o primeiro conto de fadas americano, marca o inicio de uma série de catorze livros que descrevem as aventuras pelas Terras de Oz. Como o autor (2008, p. 8) menciona na introdução do livro recomendado, O Feiticeiro de Oz "Pretende ser um conto de fadas modernizado, em que se conserva o encantamento e o prazer e se deixa de fora as angústias e os pesadelos."

       Neste sentido, o autor norte-americano oferece-nos uma narrativa fantástica, povoada de aventuras, onde uma menina e o seu cão, um espantalho sem miolos, um homem de lata sem coração e um leão medroso enfrentam vários desafios, enfatizando o amor e a amizade. É, sem dúvida, uma analogia à vida, onde não faltam relatos sobre coragem, companheirismo, entre-ajuda, autoconhecimento, humildade e superação, permitindo diferentes sentidos narrativos e convocando diversas leituras que espelham a nossa realidade e devolvem-nos a esperança.

    Este sucesso da literatura para a infância e juventude tem deslumbrado gerações de todos os cantos do mundo, convidando cada leitor a percorrer a icónica estrada amarela através do livro, do teatro e/ou do cinema. Em 1902, O Feiticeiro de Oz salta para os palcos e torna-se um enorme êxito da Broadway, com os seus efeitos especiais, seguindo mais tarde em digressão.

Cartaz promocional do teatro (1902)

    Em Portugal não é exceção, e, a título de exemplo, durante a temporada de 2018/19 do TIL — Teatro Infantil de Lisboa — a companhia levou a palco esta obra, maravilhando toda a família.

Cartaz promocional do TIL (2018/19)

        Já após a morte do seu escritor, este clássico ocupa a tela de cinema, eternizando-se com um filme musical que tem como protagonista Judy Garland. Apesar da narrativa ter sido adaptada, surpreende com a técnica de cor e efeitos especiais utilizados.

Cartaz promocional do filme (1939)

      Nas Bibliotecas Municipais de Benavente, esta foi a obra escolhida para promover e dinamizar durante o ano letivo 2021/22, através de horas do conto para famílias e escolas, feira do livro, filme e exposição. Podem ver mais aqui » grupo de FB das BMB ou aqui » Histórias entre amigos e espantarem-se com o universo de OZ.

    Toda esta popularidade deve-se à riqueza imagética de Baum, criando um mundo onde todos, crianças e adultos, tem dentro de si próprios o que mais procuram: um lugar para realizar os seus sonhos.

    Vamos calçar os sapatos prateados?

    As BMB tem o livro disponível para empréstimo e a exposição para visita. 

    Esperamos por tod@s!



Comentários

Mensagens populares